Associação para a constituição da Fundação Nacional para a Conservação do Património Português

O Projecto

A sua criação surgiu pela vontade de tornar possível dar uma protecção urgente mais eficaz à propriedade nacional, seja rústica ou urbana, para que locais especiais não sejam vítimas de uma construção desenfreada, especulativa e desenquadrada dos locais onde se inserem.
Este projecto tem como finalidade a conservação de locais que fazem parte do património, da cultura e do ambiente no território Português, que consideramos serem importantes para contribuir para uma boa qualidade de vida da população.

O Objecto

Tem como finalidade  a promoção e conservação  de locais de beleza, interesse histórico ou natural do nosso património, pelo seu reconhecimento, divulgação e quando possível a sua aquisição, por forma a que se mantenham propriedade da Fundação para fruição de todos para sempre.

O Lema

“ Para todos e para sempre”

Para todos, porque todos deverão poder usufruir  do trabalho da fundação, das propriedades, do facto de estas serem conservadas e porque todos podem ter uma participação activa no projecto.

Para sempre, porque quando se protege um local é sempre com a intenção de o proteger perpétuamente.

E porque trabalhamos para que as relações que existem entre a fundação e as pessoas ou entidades colaboradoras sejam relações duradouras.

Porquê uma Fundação?

Porque a sua actividade terá âmbito nacional e os bens a adquirir ficarão a ser propiedade da fundação para sempre e todas as verbas doadas ou angariadas de diversas formas servirão apenas para servir os propósitos a que a fundação se propõe.

Apesar de todo o processo legal desta Fundação ter sido tratado, e pedido o reconhecimento da mesma, ainda estamos a trabalhar para o conseguir obter e para não ficarmos parados foi constituída também a Associação para constituição da Fundação Nacional para a Conservação do Património Português que trabalhará de acordo com os princípios já estabelecidos na Fundação .

Áreas de actividade

A sua actividade terá âmbito nacional e na prossecução dos seus objectivos, a fundação abrangerá diversas vertentes como a da informação, divulgação e sensibilização para as questões da conservação, associadas à educação, à história e à cultura.
Está contemplado o reconhecimento e a possível aquisição de locais a preservar, o que de futuro, poderá será efectuado através do fundo monetário criado para o efeito.
Terá em conta a utilização de recursos locais, o que promoverá a conservação e o desenvolvimento regional.

O projecto é interessante para o nosso país pois as actividades a realizar pela fundação irão abranger directamente as áreas:

• Qualidade de vida
    • Ambiente
    • Educação e ensino
    • Trabalho
    • Arte
    • Defesa do Património
    • Desenvolvimento local e regional
    • Desenvolvimento económico

E indirectamente as áreas:

• Cidadania e direitos fundamentais